Fisioterapia
Para que possamos analisar a realidade hoje existente é necessário conhecer os determinantes históricos envolvidos neste processo .Assim como nós somos frutos do nosso passado e da nossa história, o setor saúde também sofreu as influências de todo o contexto político-social pelo qual o Brasil passou ao longo do tempo.
A saúde pública do Brasil ainda tem muito a crescer, isso porque a mesma não possui uma data de criação tão antiga, já que o Ministério da Saúde, foi fundado apenas no ano de 1930, por Getulio Vargas. Embora muitos critiquem a saúde pública brasileira, poucos sabem como era antigamente na era colonial e como as pessoas tinham que se cuidar quando ficavam doentes ou contraiam alguma infecção ou qualquer outra patologia. Pensando sobre este assunto, colocamos abaixo um pouco de informação para assim você saber um pouco mais sobre a história da saúde publica brasileira e avaliar deste a época de sua “criação” até os tempos de hoje os avanços que a mesma obteve. Além da pouca quantidade de especialistas em medicina, também podiam se destacar as enfermarias jesuítas e as poucas Santas Casas de Misericórdia. Apenas no ano de 1808, com a chegada da família real de Portugal foram forçadas as necessidades de criação de escolas de medicina no país, sendo elas: o Colégio Médico-Cirúrgico na cidade de Salvador, Bahia, e a Escola de Cirurgia do Rio de Janeiro, tornando-se as únicas instituições governamentais até a proclamação da república.
No brasil ao longo da história houve em 1970 o’’ Movimento da Reforma Sanitária” que teve sua nascença em meio acadêmico no início da décade de todas estas intenções se baseavam nas oposições d militar, que acabou sendo abraçado por alguns outro não se imaginava na época,conturbada.
Diante dessa história e do fato de, diferente de outros campos