fisioterapia
Expiratórios= abdominais>> reto abdominal, obliquo externo, obliquo interno, transverso abdominal
3 - A ventilação pulmonar é o renovamento do ar contido nos pulmões de modo espontâneo e por ação dos músculos respiratórios, músculos intercostais e sobretudo o diafragma. A ventilação alveolar é a intensidade de renovação do ar nas trocas gasosas que ocorrem nos alvéolos e bronquíolos respiratórios. A ventilação alveolar depende do volume alveolar, que por sua vez depende de VC e VEM, e da freqüência respiratória (FR), ou seja, do número de ciclo respiratório na unidade de tempo. Depois que acontece a troca gasosa nos alvelos um terço desse ar ficará localizado nas vias aérias onde não averá trocas gasosas, se da o nome de espaço morto.
Ventilação pulmonar é o processo no qual o ar contido no interior dos pulmões é constantemente renovado. Essa renovação dá-se através de um fluxo aéreo do meio externo para o interior dos pulmões (inspiração) e vice-versa (expiração). O fluxo aéreo ocorre de acordo com uma variação de pressão entre o meio intrapulmonar e o meio ambiente e por uma função de condutância. Essa última é acarretada indiretamente, pela ação dos músculos respiratórios já citados anteriormente. Cabe citar aqui quais as pressões que vão culminar com a geração de uma variação de pressão tal que promova entrada ou saída de ar dos pulmões.
4- eupnénia – é a respiração normal,silenciosa sem esforços
Dispnéia – é a falta de ar, dificuldade na respiração e desconforto, provocada durante atividade física é considerada normal, mas também provocada por fatores patológicos como asma, DPOC, câncer, pneumonia entre outros.
Taquipnéia - Consiste num aumento da frequência respiratória acima dos valores normais. Considera-se normal em adultos em repouso uma frequência respiratória entre 15 a 20 ventilações por minuto, enquanto que em crianças pode ser maior (cerca de 40).
Apnéia - Apneia designa a