Fisioterapia
A Fisioterapia é uma ciência da área de saúde que estuda, diagnostica, previne e trata os distúrbios. O profissional formado em Fisioterapia pode trabalhar com idosos, obesos, reabilitação física, pediatria e terapia intensiva.
Duração
Irá depender da faculdade escolhida e do turno, mas costuma ficar entre 4 e 5 anos.
Faculdades
O curso de Fisioterapia da UFMG, Unimep, UFSCar, USP, PUC-MG, UFP, PUC-RS, PUC-Campinas, UFSM, Unesp, UFRN e UEL são bem recomendados.
Mercado de trabalho
Alguns profissionais formados relatam que estão encontrando dificuldades para achar emprego. Muitos disseram que o mercado está saturado. Além disso, há poucos concursos públicos para fisioterapeutas. Por isso, atualmente há vários profissionais que trabalham como autônomos.
Salário
O salário médio do fisioterapeuta varia entre R$ 800 e R$ 1.500.
Fisioterapia pediátrica: Especialidade que utiliza de métodos e técnicas próprias para o tratamento de enfermidades de recém-nascidos, crianças e adolescentes.
Fisioterapia geriátrica: Estuda, previne e trata as disfunções decorrentes do processo de envelhecimento, prevenindo problemas funcionais e promovendo a recuperação funcional de pessoas idosas.
Fisioterapia neurofuncional: Área que visa o estudo, diagnóstico e tratamento de distúrbios neurológicos que envolvam ou não disfunções motoras; por exemplo, pacientes que sofreram um acidente vascular encefálico (AVE). A fisioterapia neurofuncional induz ações terapêuticas para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação.
Fisioterapia esportiva: Atua diretamente nas atividades esportivas, na preparação, prevenção e recuperação de lesões no processo de reabilitação de atletas em clubes, times, academias, etc.
Palavra do Profissional
Não há rotina no trabalho em clínica
Trabalho em uma clínica de ortopedia e medicina desportiva e atendo pacientes com fratura e lesão muscular, entre outras patologias. Não