Fisioterapia
A Sindrome da Fibromialgia (SFM) é uma doença de etilogia desconhecida , de carater crônico e não-articular , com caracteristica tipica de dor difusa pelo corpo. Outros sintomas presentes incluem a fadiga muscular , disturbio do sono , sintomas depressivos e queixas cognitivas.
Intervenções por meio da eletrotermofototerapia são utilizados principalmente para alivio da dor , alem de trazer beneficios e oferecerem muitas vantagens , pois são intervenções não-invasivas e rapidas de administrar.
Com necessidade de maior esclarecimento sobre as possibilidades terapêuticas da fisioterapia no tratamento da SFM , estudos foram feitos com ensaios clinicos para avaliar a efetividade da eletrotermofototerapia na SFM de forma independente e cega selecionados por seguintes criterios :
Pacientes com diagnostico clinico da SFM
Processo de amostragem aleatória dos pacientes
Investigação entre modalidades da eletrotermofototerapia na SFM
Comparação entre grupos por modalidade eletrotermofototerapêutica e gripo contrôle ou com intervenção
Esses estudos foram feitos com a utilização das modalidades de laser , corrente interferencial vetorail isolada (CIV) , corrente interferencial combinada com ultrassom e estimulação eletrica transcutanêa (TENS) para o tratamento da SFM.
A dor foi o sintoma da SFM mais avaliado nos estudos. O metodo e o tempo das intervenções variaram amplamente. Houve melhora significativa em todos os estudos e metodos em relação à dor.
Outras intervenções por eletrotermofototerapia que faltam estudos são as diatermias e outras correntes excito-motoras , alem de estudos com enfoque global de reabilitação , com exercicios , hidroterapia em associação com os recursos em eletrotermofototerapia podem ajudar no tratamento da SFM.
Os beneficios da eletrotermofototerapia no tratamento da SFM são restritos , porem na pratica clinica , essas