fisioterapia
1. A linfa é um liquido coagulável, de cor amarelo-claro, transparente ou opalino, de reação alcalina, que contém leucócitos e circula nos vasos linfáticos e nos espaços intercelulares. A linfa é essencialmente um filtrado plasmático, um líquido que resulta da exsudação, ou percolação, de água e substâncias dissolvidas, através das paredes dos capilares.
2. O sistema linfático não é um sistema fechado como o circulatório. Assim sendo, não existe bombeamento eficiente como aquele determinado pelo coração. Entretanto, observa-se a existência de uma bomba linfática onde a distensão da parede do vaso entre duas válvulas subseqüentes faz com que haja contração da musculatura lisa dos vasos linfáticos e isto propulsiona a linfa para o espaço seguinte, e assim sucessivamente até que chegue a grande circulação. Além do Bombeamento são importantes: movimento dos músculos esqueléticos, pulsações arteriais, pressão negativa da inspiração e ação das válvulas
3. O edema é o acúmulo anormal de líquido no espaço intersticial. Ele é constituído por uma solução aquosa de sais e proteínas do plasma, cuja exata composição varia com a causa do edema. Quando o líquido se acumula em todo o corpo, caracteriza-se o edema generalizado. Quando ocorre em locais determinados o edema é localizado.
4. A principal função da drenagem linfática é drenar e limpar macromoléculas e resíduos celulares. Ela estimula o sistema linfático a trabalhar em um ritmo mais acelerado, mobilizando a linfa até os gânglios linfáticos. Com isso, são eliminados o excesso de líquido e as toxinas do organismo. Também estimula a regeneração dos tecidos, melhora o sistema imunitário, é relaxante e tranqüilizante, combate a celulite e a gordura localizada e ainda melhora a função antiinflamatória do organismo.
5. A pressão mecânica da massagem elimina o excesso de líquido e diminui a probabilidade de fibrose, expulsando o líquido do meio tissular para os vasos venosos e