Fisioterapia
SUMARIO
1. Qualidade de Vida
2. Índice de Desenvolvimento Humano
3. Antiguidade Clássica
4. Bibliografia
1. QUALIDADE DE VIDA
A qualidade de vida do ser humano, no sentido amplo da expressão, somente é compreendida se for captada nas suas múltiplas dimensões, como a vida no trabalho, a vida familiar e a vida na sociedade, a espiritualidade, enfim, em toda a vida.
Vivemos no mesmo espaço e nossas vidas constituem-se de trocas cotidianas. Como seres sociais, queremos e precisamos do auxílio de outras pessoas no processo de construção da vida particular e grupal, etc.
E sendo a liberdade uma das características no processo felicidade e qualidade de vida.
Como posso ter qualidade de vida se necessito conciliar e integrar a minha vida com a vida de outras pessoas?
Ter o que comer, ter onde morar, ter saúde, ter liberdade de escolha quando elas não existem, torna-se prioridade número um e não há muito que discutir.
O termo qualidade de vida tem sido muito utilizado ultimamente, mas não há consenso sobre sua definição.
Muitos são os fatores que influenciam na qualidade de vida e os mais importantes dependem de cada um de nós, da nossa visão do ideal, da nossa herança familiar e cultural, da fase da vida em que estamos da nossa expectativa em relação ao futuro, das nossas possibilidades, do ambiente, da visão que temos do mundo e da vida, dos nossos relacionamentos.
Considerando a máxima que “a única coisa permanente é o constante processo de mudanças”, precisamos estar sempre nos reposicionando e perguntando:
Estou sendo feliz no que faço (trabalho, lazer, vida familiar, etc.)?
Meus objetivos/planos/metas ainda são válidos para as atuais condições?
Do que tenho aberto mão em função das atuais opções?
O que estou fazendo