Fisioterapia
Esta variação do atendimento fisioterapêutico, tem suas raízes no atendimento denominado “Home care”, expressão criada nos Estados Unidos (ano de 1796) para a atenção dada em domicílio a pacientes incapazes de se locomover até um serviço de saúde. O home care consiste no atendimento multidisciplinar (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos…) até pouco tempo atrás focado aos pacientes acamados, com enfermidades graves, que praticamente necessitavam de um hospital em casa. Hoje muitas empresas são especializadas neste tipo de atendimento multidisciplinar.
Não apenas os idosos estão se utilizando deste serviço, na área especifica da fisioterapia domiciliar a população em geral tem procurado esta opção de tratamento devido ao ritmo de vida alucinante, principalmente nas grandes cidades. Os benefícios são inúmeros, porém o que tem atraído mais os pacientes é a possibilidade de flexibilidade de horários, fugindo dos horários comerciais, a questão da dificuldade de locomoção devido ao trânsito e o fim da dependência de familiares e amigos para levá-los ao serviço de fisioterapia.
Além dos benefícios já citados, a fisioterapia domiciliar permite a maior individualidade do atendimento, visto que o profissional estará exclusivamente dando atenção ao seu paciente, podendo realizar também uma análise da residência do paciente para poder orientá-lo sobre possíveis perigos, dar dicas de exercícios, e facilitar as atividades de vida diária.
Os pacientes submetidos à cirurgia também são beneficiados. O atendimento precoce pós-cirúrgico evita muitas complicações, por exemplo, o risco de infecções, a mobilização precoce do segmento operado evita encurtamentos musculares, perda acentuada de força, diminuição da dor e melhora a cicatrização. Todas essas vantagens permitem que o paciente acelere seu processo de reabilitação (comprovadas cientificamente por diversos estudos) com segurança e na comodidade de sua casa. A diminuição do