fisioterapia oque e
Para exercer a profissão, além de realizar o curso de graduação de ensino superior, o futuro fisioterapeuta é obrigado a se registrar no Conselho Profissional da categoria de sua região. Quem regulamenta a profissão de Fisioterapeuta no Brasil é o COFFITO (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), subdividido em regiões em seus CREFITOs (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional). O Conselho Federal e suas regiões têm como principal objetivo ‘normatizar e exercer o controle ético, científico e social das atividades da Fisioterapia e da Terapia Ocupacional, das profissões de Fisioterapeuta e de Terapeuta Ocupacional e das empresas prestadoras de tais tipicidades assistenciais ao meio social‘.
A grade curricular do curso abrange o ser humano como um todo. O aluno irá estudar Anatomia, Fisiologia, Histologia, Cinesiologia, Farmacologia, Bioquímica – mecânica e física, Embriologia, Citologia e Neurociências, além das disciplinas essenciais, como Sociologia, Filosofia, Ética e Antropologia. O futuro fisioterapeuta também é obrigado a saber analisar bioimagens, por isso, aulas de princípios básicos de interpretação de radiologia, ultrassonografia, tomografia, ressonância magnética etc. são muito importantes para sua formação.
Na Castelo, o aluno pode vivenciar a prática da profissão desde o primeiro ano do curso na Clínica Escola e na comunidade, por meio de aulas práticas, como também realizar pesquisas e projetos no NUPEF (Núcleo de Pesquisas em Fisioterapia). Em nossa grade contamos com 80% da equipe de professores