Fisioterapia em terapia intensiva
Estágio supervisionado em fisioterapia em terapia intensiva.
Faculdade Uniban/ Anhanguera São josé SC.
Turma: 8º fase/2014.
.
Assuntos:
- Oxigenioterapia: indicações, dispositivos, possíveis complicações.
- Ventilação Mecânica: indicações, modos básicos ( Pressão Controlada, Pressão de Suporte, Volume Controlado e Ventilação Mandatória Intermitente Sincronizada), complicações da VM.
- Desmame e extubação.
Oxigenioterapia
Indicações- A oxigenoterapia é indicada para adultos,crianças e lactentes com mais de 28 dias de vida,para corrigir a hipoxemia aguda, reduzir os sintomas associados à hipoxemia crônica e diminuir a carga de trabalho imposta pela hipóxia ao sistema cardiopulmonar .Outras indicações da oxigenoterapia são traumatismos graves, infarto agudo do miocárdio, angina instável, recuperação pós-anestésica de procedimentos cirúrgicos e insuficiência respiratória crônica agudizada.
Dispositivos- A seleção adequada do equipamento requer um conhecimento profundo tanto das características gerais do desempenho desses sistemas quanto de suas capacidades individuais. Os dispositivos de liberação de oxigênio são classificados em sistemas de baixo fluxo, com reservatório e sistemas de alto fluxo. A escolha desses dispositivos depende de quanto oxigênio o sistema pode liberar e se essa quantidade é fixa ou varia de acordo com as alterações da demanda do paciente. No sistema de baixo fluxo, o fluxo inspiratório do paciente frequentemente ultrapassa o liberado pelo sistema, resultando em uma diluição aérea.
Quanto maior o fluxo inspiratório promovido por ele, mais ar ambiente é misturado com o oxigênio. O sistema de fluxo alto sempre excede o do paciente e, por essa razão, sempre fornece uma concentração fixa de oxigênio . Também se pode obter uma concentração fixa com um sistema de reservatório, o qual armazena um volume de oxigênio que é igual ou superior ao volume-corrente do paciente.
Sistema de baixo fluxo
Os sistemas de baixo fluxo