Fisioterapia em dermatofuncional
São Paulo, 21 de novembro de 2011
Introdução
Segundo o COFFITO, fisioterapia é uma ciência que estuda, previne e trata os distúrbios cinéticos funcionais e intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano.
O campo de atuação do fisioterapeuta engloba ortopedia, cardiologia, respiratória, pediatria, estética, entre outras. A área de estética hoje conhecida como fisioterapia dermato funcional, trata de pacientes com disfunções no sistema tegumentar melhorando a estética e a auto-estima, podendo atuar em diversas patologias, tais como o envelhecimento, a flacidez, obesidade, fisioterapia no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas, mastectomia, cicatriz, entre outros. Vejamos a seguir mais detalhadamente cada tema.
Envelhecimento
Ao longo da vida, a pele passa por diferentes fases. É nela que ficam mais evidentes os efeitos do tempo e a maneira como cuidamos dela no decorrer da vida.
O fenômeno biológico do envelhecimento representa a última das três fases do ciclo vital do organismo, sendo as duas primeiras a infância e a maturidade.
A manifestação fisiológica do envelhecimento é a deterioração gradual a função e capacidade de resposta aos estresses ambientais. Vários são os fatores responsáveis pela gênese do envelhecimento, em que se verifica perda progressiva da elasticidade (degeneração das fibras do conjuntivo) e espessura da pele, além de sua aderência a planos mais profundos.
A pele é o maior órgão do corpo humano, muito mais complexo do que aparenta e com muitas atribuições