FISIOTERAPI
Auditoria é um exame cuidadoso e sistemático das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos.
Existe um conjunto de atividades:
• Auditoria analítica: conjunto de atividades desenvolvidas para controle;
• Auditoria operativa: conjunto de atividades desenvolvidas para avaliação de aspectos específicos e do sistema de saúde.
Os objetivos da auditoria no SUS são os de controlar a execução dos serviços de saúde, avaliar a estrutura, os processos e os resultados alcançados, visando proporcionar aos usuários do sistema, melhor qualidade na pres¬tação deste serviço.
Para realizar auditoria é necessário ter conhecimentos dos instrumentos utilizados, são eles: A análise dos prontuários, contratos, manuais, conhecer normas, tabelas e o sistema de informação e uma equipe de multidisciplinar.
Mas, no caso de Auditoria em Fisioterapia estudos comprovam que não há evidencias de participação profissional de fisioterapia no setor publico de auditoria, isso dificulta a especificidade e qualidade da Auditoria Fisioterapêutica no SUS, repercutindo em fragilidades na gestão dos recursos e qualidade nestes serviços, pois durante o processo de Auditoria em Fisioterapia, deve-se dar impor¬tância à identificação de todos os problemas e necessida¬des em diversos aspectos destes serviços. O COFFITO não tem uma regulamentação de atividade de auditoria sendo, necessário recorrer profissionais com outras formações que não tem o conhecimento técnico desta profissão. O fisioterapeuta é conhecedor de diversas áreas e técnicas e é o mais capacitado para realizar a auditoria de Fisioterapia. Com os gastos ambulatórias e a grande demanda da assistência fisioterapêutica, exigem com maior qualidade na