Fisioterapeuta
Regra geral: o artigo, o numeral, o adjetivo e o pronome adjetivo concordam em gênero e número com o nome a que se referem.
Ex : Aqueles dois meninos estudiosos leram os livros antigos.
Verbo: concordará
Advérbio Advérbio: será invariável, ou seja, não irá concordar
Adjetivo: concordará
OBS: a banca de provas poderá se referir aos seguintes termos: CLASSES MORFOLÓGICAS = CLASSES DE PALAVRAS = CLASSES GRAMATICAIS = CATEGORIA GRAMATICAL.
EXEMPLO DE PROVA
1= QUANTO À CONCORDÂNCIA NOMINAL, HÁ INCORREÇÃO ( questão errada): A) Aluno e aluna mantiveram-se calados. B) Encontrou as alunas e os professores cansados e abatidos. C) A comissão considerou culpada a secretária e o tesoureiro. D) Eles mesmos vieram pedir desculpas. E) Envio-lhe em anexos os pedidos.
Explicação das letras D e E.
OBS: (D) A palavra mesmo e mesma podem ser advérbio ou adjetivo. Sendo advérbio será invariável, ou seja, não irá concordar. Sendo adjetivo será variável e irá concordar.
(E) A expressão “em anexo” será sempre invariável.
2= (CESPE) “ Todos os habitantes estavam alerta por causa das inundações do verão presente.” A coesão textual não foi prejudicada, pois não há incorreção gramatical. (CERTA)
OBS: A questão está correta, pois a palavra “ALERTA” é sempre advérbio invariável, portanto não concorda.
Concordância verbal
Regra geral: O verbo sempre irá concordar com o sujeito em número e gênero. Na concordância verbal devemos analisar o verbo e sujeito.
EXEMPLO DE PROVA
1= QUANTO À CONCORDÂNCIA VERBAL, HÁ INCORREÇÃO( questão errada):
A) Monet e Renoir são exemplos de pintores impressionistas franceses. B) Tu e ele fostes enganados. C) Os Kennedys ficaram famosos na década de 60. D) A mulher, com seus filhos, corriam para alcançar o ônibus. E) Ele foi uma das pessoas que conseguiu o prêmio.
2= QUANTO À CONCORDÂNCIA VERBAL, HÁ INCORREÇÃO: