Fisioterapeuta
1) Mulher, 62 anos, do lar, interna para realizar procedimento cirúrgico (mastectomia radical à Patey D e linfandenectomia axilar D) para retirar Ca de mama D. No pré-operatório você é chamado para realizar o acompanhamento fisioterapêutico dessa mulher. Os exames laboratoriais apresentam-se dentro dos padrões da normalidade e o estado geral da paciente é bom. Refere poucas queixas: ansiedade e medo pela realização da cirurgia, e dor na região do trapézio. Nesse caso, como você faria o acompanhamento fisioterapêutico no pré-operatório?
2) Mulher, 62 anos, do lar, realizou procedimento cirúrgico (mastectomia radical à Patey D e linfandenectomia axilar D) para retirar Ca de mama D. No primeiro dia pós-operatório você é chamado para realizar o acompanhamento fisioterapêutico dessa mulher. Os exames laboratoriais apresentam-se dentro dos padrões da normalidade e o estado geral da paciente é bom. Refere poucas queixas: dificuldade para respirar e medo de movimentar o MSD. Encontra-se deitada no leito em DD, com dreno, não levantou ainda, braço aduzido, cotovelo em flexão apoiado sobre o abdomem e mão aberta. Nesse caso, como você faria o acompanhamento fisioterapêutico no pós-operatório (nos primeiros 2 dias, enquanto ela ainda está no hospital)?
3) Mulher, 62 anos, do lar, realizou procedimento cirúrgico (mastectomia radical à Patey D e linfandenectomia axilar D) para retirar Ca de mama D há 15 dias. Você é chamado para realizar o acompanhamento fisioterapêutico dessa mulher na Clínica de Fisioterapia. A paciente vai começar a realizar radioterapia em duas semanas. Refere poucas queixas: diminuição da sensibilidade no oco axilar e na parte posterior e medial do braço e dificuldade de movimentá-lo. Nesse caso, como você faria o acompanhamento fisioterapêutico desta mulher?
4) Mulher, 62 anos, do lar, realizou procedimento cirúrgico (mastectomia radical à Patey D e linfandenectomia axilar D) para retirar Ca de mama D