Fisiologia
A diferença entre o líquido extracelular e o líquido intracelular é porque o extracelular contém grandes quantidades de sódio, cloreto e íons de bicarbonato e mais os nutrientes para as células como oxigênio, glicose, ácidos graxos, aminoácidos. Também contém dióxido de carbono que é transportado das células para os pulmões para serem excretados além de outros produtos de excreção celular que são transportados para os rins para serem eliminados. Já o líquido intracelular é ele contém grandes quantidades de potássio, magnésio, e íons de fosfato.
Questão 2- Discorra sobre a importância metabólica do fígado.
O fígado altera quimicamente muitas substâncias que são absorvidas pelo trato gastrointestinal que não pode ser utilizadas pelas células, transformando-as para formas mais utilizáveis, e outros tecidos do corpo como, por exemplo: rins, glândulas endócrinas, células adiposas e mucosas gastrointestinal, contribuem para modificar as substancias absorvidas ou armazená-las até que sejam necessárias.
Questão 3- Explique a função de tamponamento do oxigênio da hemoglobina.
O oxigênio é uma das fundamentais substâncias indispensáveis para as reações químicas nas células, o organismo tem um mecanismo de controle especial para manter a concentração de oxigênio quase constante no líquido extracelular e esse mecanismo depende especialmente das características química da hemoglobina, que está presente em todas as hemácias. A hemoglobina combina-se com o oxigênio na passagem do sangue pelos pulmões. Quando o sangue passa pelos capilares dos tecidos, a hemoglobina, devido a sua alta afinidade química pelo o oxigênio, não o libera ao líquido tecidual se já houver grande quantidade de oxigênio no local, mas se a quantidade for baixa demais, a quantidade necessária é liberada para restabelecer uma concentração adequada. Portanto, a regulação de concentração de oxigênio nos tecidos depende