Fisiologia
INTRODUÇÃO
Claude Bernard, famoso fisiólogo francês, certa vez disse: “Todos os mecanismos vitais, apesar de sua diversidade, têm apenas uma finalidade, a de manter constantes as condições de vida no ambiente interno.” Devemos entender a homeostase ou homeostasia como sendo esta tendência à manutenção das condições internas de um organismo sempre dentro de parâmetros normais ou fisiológicos.
De acordo com a sua posição na escala evolutiva, os seres vivos poderão apresentar uma maior ou menor capacidade de adaptação ao meio-ambiente. Como exemplo, basta comparar a capacidade de adaptação de um protozoário com a capacidade de adaptação de um ser humano ou de um cão. homeostase se apresentarão para garantir a regulação, ou retorno à normalidade. Isso vale, entre tantas outras, para a regulação do pH corporal, assim como para a termo regulação e a circulação.
DEFINIÇÕES DE HOMEOSTASE
Conceituar ou definir homeostase não é uma tarefa fácil como pode parecer a princípio. O termo permite aos autores expor suas visões, normalmente voltadas para as áreas de seu conhecimento ou interesse. Assim sendo, pode-se dizer que o termo homeostase, apesar de dar sempre a idéia de equilíbrio ou estabilidade, pode permitir diferentes interpretações e conceituações conforme se observa nas transcrições de dicionários e alguns autores que relacionamos abaixo.
Enciclopédia Encarta (2000) => Homeostase é o processo através do qual um organismo mantém as condições internas constantes necessárias para a vida. Aplica-se ao conjunto de processos que previnem flutuações na fisiologia de um organismo, e denomina também a regulação de variações nos diversos ecossistemas, ou do universo como um todo."
Homeostase segundo Odum (1972)=> Homeostasia [Homeo, igual; stasia, estado] É o termo empregado para significar a tendência de os sistemas biológicos resistirem a mudanças e permanecerem em estado de equilíbrio".
Homeostase segundo Dajoz (1973) => "Quanto mais complexos os