ATPS Empreededorismo
O empreendedorismo tem sido muito difundido no Brasil, intensificando- se no final da década de 1990. A preocupação com a criação de pequenas empresas e a necessidade de diminuir a mortalidade desses empreendimentos que ocorre geralmente nos 5 primeiros anos, são motivos para popularidade do termo empreendedorismo. Nos últimos anos após várias tentativas de estabilização da economia e da imposição advinda do fenômeno da globalização, grandes empresas tiveram de procurar alternativas para aumentar a competitividade, reduzir custos e manter- se no mercado.
Com o alto índice de desemprego, sem alternativas as pessoas foram forçadas a criar novos negócios. Mas pela falta de crédito, excesso de impostos e taxas de juros altas, muitos são empreendedores informais.
Empreendedores são pessoas criativas, com visão de futuro, assumem riscos calculadamente, tem responsabilidade, são persistentes e ambiciosos e o mais importante, sabe planejar. Existe uma diversidade de empreendedores, cada um com sua característica, um que se destaca hoje é o eco-empreendedor, está preocupado com o meio ambiente.
O plano de negócio é essencial para determinar os recursos necessários para abrir uma empresa e deve ser seguido sempre, com atenção especial nos primeiros anos.
É imprescindível que os sócios sejam administradores-empreendedores, aproveitando as oportunidades sem medo de errar.
Diante das informações adquiridas a proposta é desenvolver um plano de negócio de uma indústria e comércio de lingerie. Buscando inovação, vamos desenvolver o conceito de um produto que envolve as tendências de moda e tecnologia, com loja diferenciada para mulheres decididas e cheias de charme.
Etapa 1
Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor
1.1 Auto-Avaliação de Perfil Empreendedor
Conforme analise da auto-avaliação de perfil empreendedor, podemos concluir que no grupo a maioria tem perfil empreendedor, porém, existem também pessoas com perfil administrador.
O