Fisiologia
Existem diversos testes para identificação do VO2máx. Eles se diferenciam por utilizarem diferentes aparelhos ergômetros como: esteira, bicicleta ergométrica, dentre outros, diferentes ambientes podendo ser em laboratório ou campo e populações: atletas, sedentários, etc., intensidade fixa ou progressiva e caráter submáximo ou máximo.
O exercício consiste em pedalar em um cicloergômetro a uma intensidade inicial de 50 rpm e incrementos de 25 W a cada dois minutos de exercício até que o indivíduo não consiga mais manter os movimentos pré determinada. O VO2máx neste teste pode ser determinado através da utilização de um espirômetro ou através da equação (VO2max= (200+12xWmax)/massa corporal) (Protocolo de Balke). Esse protocolo é muito utilizado para avaliação da capacidade aeróbica em laboratório e academias por ser de fácil aplicação e permitir acesso aos valores de VO2máx de indivíduos através de equações simples.
PROCEDIMENTOS E MÉTODOS
O teste foi realizado no laboratório de Fisiologia do om a temperatura ambiente a 24,8ºc e a umidade relativa do ar a 45%, onde uma voluntária sadia e fisicamente ativa realizou o EPF.
A voluntária foi orientada pela professora disciplina Fisiologia do Exercício de como o teste iria proceder e logo após houve a aplicação do ParQ.
As características físicas da voluntária idade, peso, estatura foi obtido pelo próprio indivíduo, pois os instrumentos de medição não encontravam no laboratório no momento do teste.
aaaaa
a a a a a aa a aa a a aa a a a a a a a a aa a a a a a aa a a a a a a a a a a aa a a a aa a a
a