Fisiologia
Quando não há rede de tratamento de água em certas localidades é comum haver poços artesianos. Mas para cavar o poço, é necessário escolher um local longe de depósitos de lixo, rede de esgoto, fossas e criação de animais. O interior do poço deve ser revestido de uma parede semipermeável (tijolo) com sua base numa altura de 40 cm do chão.Essa água, que vem de lençóis subterrâneos, em geral, é limpa ou não contém contaminação ou poluição. Nela, pode haver sais minerais e alguns gases. Por isso, é importante a purificação caseira da água de poço.
Filtração
A filtração é um dos melhores e mais simples métodos de purificação usada nas casas. A água é colocada no filtro, que geralmente é feito com um material que contém uma porcelana porosa (o barro, por exemplo), conhecida como vela de filtro. Quando a água passa por essa vela, as impurezas ficam retidas ali. Mas há uma desvantagem na filtração. Este processo não retém os microorganismos e nem substâncias químicas que possam haver na água.
Fervura
A fervura é um método simples e eficaz e deve durar de 15 a 20 minutos para matar todos os microorganismos que existem na água. Podemos ferver a água e consumi-la ou ferver e em seguida, colocar num filtro. Deve-se deixar a água voltar à temperatura ambiente e tampar a panela para não haver nova contaminação. Podemos agitar, com uma colher bem limpa, a água fervida para que os gases eliminados durante a fervura volte a se misturar com ela.
Ozonização
A ozonização é um método onde é adicionado o gás ozônio (O3) na água, matando os microorganismos. Para isso, é necessário um aparelho chamado ozonizados. A água que sai da torneira passa diretamente por uma certa quantidade de ozônio, que é produzido quando o aparelho é ligado à eletricidade. Depois deste processo, a água deve ficar em repouso para que o ozônio evapore.
Tratamento coletivo da água
De modo geral, o tratamento de água passa pelas seguintes fases:
Mistura rápida;