fisiologia
Departamento de Fisiologia e Farmacologia
Disciplina de Fisiologia VI - Curso de medicina
Monitor: Vitor Martins Veiga
Conceitos Importantes em Fisiologia Cardiovascular
1) Ciclo cardíaco: é a sequência de eventos que ocorrem repetidamente no coração, consistindo em períodos de sístole (contração) e diástole (relaxamento). Os eventos mecânicos podem ser divididos em: contração isométrica (na qual todas as valvas encontra-se fechadas), ejeção rápida (após a abertura das valvas semilunares) ejeção lenta, relaxamento isométrico (na qual todas as valvas encontram-se fechadas), enchimento rápido (após a abertura das valvas atrioventriculares) enchimento lento e contração atrial.
2) Volume diastólico final: é o volume de sangue que está presente em cada um dos ventrículos ao final da diástole e equivale a aproximadamente 120 ml.
3) Volume sistólico final: é o volume de sangue que está presente em cada um dos ventrículos ao final da sístole e equivale a aproximadamente 50 ml.
4) Débito (volume) sistólico: é o volume de sangue que é impulsionado por cada ventrículo durante a sístole ( é o a diferença entre o volume diastólico final e o sistólico final) e equivale a aproximadamente 70 ml.
5) Fração de ejeção: é a fração do volume diastólico final que é impulsionado para fora de cada ventrículo a cada sístole. Corresponde a razão entre o débito sistólico e o volume diastólico final, valendo cerca de 60% num indivíduo normal.
6) Débito cardíaco: é o volume de sangue bombeado para aorta pelo coração a cada minuto. Equivale a cerca de 5 L/min e pode ser calculado pelo produto do volume sistólico pela freqüência cardíaca (DC = VS x FC).
7) Índice cardíaco: é o débito cardíaco por metro quadrado de área de superfície corporal. Em um homem normal de 70 Kg a área de superfície corporal é de 1,7 m², dando um índice cardíaco de aproximadamente 3 L/min/m².
8) Bulhas cardíacas: são sons provocados, basicamente, pelo