fisiologia
1-Bordas de florestas são ambientes de alta intensidade luminosa, podendo ser acentuados dependendo do tamanho da clareira. As bordas podem ser criadas por distúrbios antrópicos (desmatamento e fragmentação; Murcia, 1995) ou naturais (queda de árvores e/ou galhos; Clark, 1990). Os ambientes de borda estão expostos a condições microclimáticas distintas das do interior das florestas. Assinale a alternativa que corresponde às condições microclimáticas.
maior intensidade da clareira, redução da umidade da água e do ar maior intensidade luminosa, redução da umidade do ar e do solo X maior intensidade da clareira, redução da umidade do ar e do solo menor intensidade luminosa, aumento da umidade do ar e do solo
2- Plantas verdes podem apresentar uma maior espessura foliar, concentração de fenólicos e taninos, suas características foliares estão provavelmente relacionadas a conservação hídrica. A espessura foliar é uma característica que varia em função das condições a que as folhas das plantas estão sujeitas. Assinale a alternativa que corresponde a essas condições.
sol e água sol e sombra X sol e temperatura água e umidade
As condições do meio ambiente em que as plantas são submetidas podem influenciar os principais processos fisiológicos das plantas, como a fotossíntese e a respiração, determinantes da produtividade das plantas. A produção forrageira se baseia na transformação de energia solar em compostos orgânicos pela fotossíntese, onde o carbono, do dióxido de carbono (CO2), na atmosfera, é combinado com água e convertido em carboidratos com a utilização da energia solar (RAVEN et al., 2001).
(http://www.forragicultura.com.br/arquivos/Aspectosimportantesdafisiologiavegetalparaomanejo.pdf)
A intensificação do sistema de produção com o uso de animais de elevado potencial produtivo tem aumentado a demanda por alimentos de melhor qualidade e em maior quantidade. Neste sentido, o manejo de pastagens