Desenvolvimento sustentavel
O desenvolvimento sustentável parece que está na moda nos dia de hoje, mas na realidade essa junção de palavras é muito antiga, e vem sendo usado como meio de propaganda utilizado por muitas pessoas (Políticos, empreendedores) para fazer com que as pessoas acreditem que eles estão salvando o planeta, porem eles estão fazendo exatamente o contrário. Pois já dizia Altvater (1995)
“O desenvolvimento é contraditório ao meio ambiente”
Ou seja o desenvolvimento não pode ocorrer sem a destruição do meio ambiente!
E isso é muito ruim, pois esse é um abismo sem fim, pois estamos cada vez mais e mais secando os recursos naturais do planeta e se não fazemos nada para tentar mudar isso ninguém mais fará, pois esse tal desenvolvimento que é tão usado nos dias de hoje pode significar apenas poluição ambiental.
Desenvolvimento sustentável significa obter crescimento econômico necessário, garantindo a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento social para o presente e gerações futuras, portanto, para que ocorra o desenvolvimento sustentável é necessário que haja uma harmonização entre o desenvolvimento econômico, a preservação do meio ambiente, a qualidade de vida e o uso racional dos recursos da natureza (principalmente a água).
Muitos acham que as pessoas de classe baixa devem prestar mais atenção para esse assunto, mas na realidade elas não tem tanto conhecimento para fazer algo que possa mudar isso, exatamente por isso que esse tema deve ser guiado pela classe média, pois até mesmo a classe alta que se diz ser superior não dá a mínima para o meio ambiente e cada vez mais ela agride – o sem ter o mínimo de decência.
Desenvolvido pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em 2002, tem como objetivo estabelecer comparações entre regiões do Brasil e com outros países, no tocante ao desenvolvimento sustentável. São utilizados dados econômicos, sociais, institucionais e ambientais. O último IDS, apresentado pelo IBGE em