fisiologia
1) Por que as membranas biológicas são tão importantes para a manutenção da vida? Manter a estrutura corpórea, organização/seleção/permeabilidade de substrato necessário para manutenção da vida.
Responsável por manter as diferenças de concentrações de ions dos líquidos intra e extracelulares, que permitem a ativação da célula (depolarização, repolarização etc), contem proteínas transportadoras.
2) Quais as diferenças entre os carboidratos simples e complexos? Quais diferenças eles apresentam em relação à liberação de hormônios? Cite exemplos de cada um. Glicídio simples: Rápida absorção, moléculas pequenas Ex: glicose, frutose, galactose. Glicídio complexo: absorção mais lenta, pois suas moléculas são maiores. Ex: dissacarídeos e polissacarídeos em geral. Relação à liberação de hormônios: Simples: tem uma atuação mais rápida e mais direta de insulina. Ex: Glicose Complexo: tem uma atuação mais lenta, pois sua estrutura necessita de outros arranjos antes que o corpo possa trabalhar sobre tal substrato. Ex: amido (amilase), maltose (maltase).
3) Sua amiga lhe falou que iria fazer uma dieta completamente livre de gordura, o que você recomendou a ela? Por quê? Livre de gordura não seria possível, pois os lipídios têm funções vitais como: função estrutural, reserva energética, isolante térmico, função hormonal, isolante elétrico e impermeabilização.
4) Por que a febre alta pode causar danos neurológicos permanentes? Porque a atividade das enzimas é reduzida, uma vez que elas sofrem desnaturação e não se associam ao substrato. Atividade enzimática aumenta com o calor (por isso que combate o a gente que gera a febre, vírus, bactéria etc), isso causa hiperatividade da enzima e causa Desnaturação de proteínas: O aquecimento corpóreo acarreta uma destruição da estrutura da proteína, incapacitando-a de realizar sua função.
5) Que mecanismos hepáticos diminuem a hiperglicemia após refeição rica em carboidratos? Explique