discussao sobre trabalho
A teoria de jogos representa uma forma de modelar problemas que envolvem dois ou mais ‘tomadores de decisão’. Não se trata, portanto, de prescrições de como jogar um jogo e sim de mecanismos de análise de conflitos de interesse, tem a finalidade de prever os movimentos dos outros jogadores, sejam eles concorrentes ou aliados, através dessa teoria os jogadores se posicionam da melhor forma para obter o resultado desejado.
Seu objetivo é entender a lógica na hora da decisão e ajudar a responder se é possível haver colaboração entre os jogadores, em quais circunstâncias o mais racional é não colaborar e quais estratégias devem ser adotadas para garantir a colaboração entre os jogadores.
O marco inicial da teoria dos jogos foi quando John Von Neumann (1903- 1957), por volta de 1928, matemático húngaro-americano, provou o teorema minimax, segundo este teorema há sempre uma solução racional para um conflito bem definido entre dois indivíduos cujos interesses são completamente opostos, teorema deixado aberto pelo matemático francês Émile Borel (1871-1956).
A Teoria se originou ao final da Segunda Guerra Mundial, como um ramo da matemática aplicada. Na verdade, a humanidade tem se ocupado com jogos ao longo de toda a sua história, embora as ferramentas de análise e a formalização dos processos envolvidos tenham sido propostas tão recentemente.
2.0 Análise dos artigos:
2.1 APLICAÇÃO DA TEORIA DOS JOGOS NA ANÁLISE DE ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Neste estudo, foi aplicada a Teoria dos Jogos na análise de viabilidade para se formar alianças estratégicas, as quais foram definidas como “uma parceria comercial que aumenta a eficácia das estratégias competitivas das organizações participantes, propiciando o intercâmbio mútuo e benéfico de tecnologias, qualificações ou produtos baseados nesta.” por Yoshino e Rangan (1996, p. 5). O artigo ressalta que primeiramente deve ser feito o levantamento de algumas teorias e modelos sobre o tema Aliança