fisiologia
Introdução
No âmbito da unidade curricular de Fisiologia do exercício I foi-nos proposto a realização de um trabalho com o seguinte tema “Fisiologia do Sistema Nervoso”.
O sistema nervoso é responsável pelo controlo do corpo, tanto do meio interno como do meio externo. Ele através dos neurónios manda e recebe informações de todas as partes do corpo fazendo com que este se mantenha em homeostasia. Este ainda se divide em Sistema Nervoso Central e Sistema Nervoso Periférico, onde explicaremos a função de cada um.
Sistema Nervoso
O sistema nervoso é o que monitoriza e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano. Os neurónios e os nervos são partes integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema nervoso são feitas de tecido nervoso e os seus estímulos são dependentes do meio. O Sistema Nervoso, apesar de ser um sistema único e integrado, admite-se, por conveniência de estudo, que é constituído pelo Sistema Nervoso Central (SNC) e pelo Sistema Nervoso Periférico (SNP), que inclui o Sistema Nervoso Somático e o Sistema Nervoso Autónomo. O Sistema Nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. A sua função é perceber e identificar as condições ambientais externas, bem como as condições reinantes dentro do próprio corpo e elaborar respostas que adaptem o organismo a essas condições. A unidade básica do Sistema Nervoso é a célula nervosa – neurónio – que é uma célula extremamente estimulável e que constitui cerca de 10% das células do Sistema Nervoso. Por ação de estímulos recebidos do ambiente, os neurónios dão origem a impulsos elétricos, transmitidos, de neurónio a neurónio, através de sinapses, gerando uma reação em cadeia.
Neurónios