Fisiologia
A unidade funcional básica do corpo é a célula. A maior parte das células está viva e em sua imensa maioria, também se reproduz e com isso, garante a continuidade da vida.
Todas as células do corpo vivem imersas em um líquido chamado extracelular que permeia todos os espaços entre as células, que passam para dentro e para fora dos vasos sanguíneos e que é transportado pelo sangue.
A composição desse liquido deve ser controlada para que as células do corpo continuem a viver.
O esqueleto é uma carcaça óssea que pode ser encurvado em qualquer direção. Cada osso desempenha uma função e as limitações da angulação são definidas pelos ligamentos.
Os músculos são formados por grandes fibras musculares. Em cada extremidade do músculo, as fibras musculares fundem-se com fortes fibras tendinosas que formam um feixe, chamado tendão muscular. Os tendões musculares penetram nos ossos e se fundem com eles nas duas extremidades de uma determinada articulação, de modo que qualquer tração produzirá o movimento apropriado.
O sistema Nervoso é formado pelo cérebro, pela medula espinhal e pelos nervos periféricos que se estendem por todo corpo.
O sistema nervoso controla muitas atividades corporais, especialmente a dos músculos.
Para realizar atividades diferentes, o sistema nervoso é divido em dois componentes distintos que são: componente sensorial – que registra e analisa a natureza das condições em torno e no interior do corpo e o componente motor- que controla os músculos e as secreções glandulares.
O controle da marcha é uma das mais importantes funções do sistema nervoso.
Ao andar, o corpo deve ser sustentado contra a ação da gravidade, enquanto as pernas devem se mover de forma rítmica, no movimento da marcha, e o equilíbrio deve ser mantido e a direção do movimento da marcha das pernas dirigido. O inicio e o controle da marcha são funções