Fisiologia
1) Quais são as funções do sistema respiratório, e como ele pode ser dividido? Funções do sistema respiratório: trocar os gases envolvidos no processo de respiração celular, tem como função, captar oxigênio atmosférico, liberar CO2 produzido no organismo para o meio ambiente. Respiração: são os processos de entrada e saída de ar no sistema respiratório.
Divisão do sistema respiratório: É um conjunto de órgãos responsáveis em promover a respiração externa. Porção condutora: nariz (nariz externo, e cavidade ou fossas nasais), faringe, laringe traquéia, brônquios e bronquíolos. Porção respiratória: pulmões (ductos alveolares e alvéolos) e pleura. Porção condutora: Nariz.
2) O que é hematose? Explique como ocorre este processo:
A hematose é uma troca de gases que ocorre devido à diferença de concentração de oxigênio e gás carbônico por um processo conhecido como difusão.
A difusão é a passagem de substâncias de uma área onde estão em maior concentração para uma área em que estão em menor concentração. Como nos alvéolos a concentração de oxigênio está maior, ele se difunde para o sangue. E como no sangue que chegou nos pulmões a concentração de gás carbônico era maior, este se difunde dos capilares para os alvéolos. Essa transformação do sangue rico em gás carbônico em sangue rico em oxigênio é conhecida como hematose.
3) Descreva:
a. Cavidade Nasal: Em seu interior há dobras chamadas cornetos nasais, que forçam o ar a turbilhonar. Possuem um revestimento dotado de células produtoras de muco e células ciliadas.
b. Laringe: É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas, situado na parte superior do pescoço, em continuação a faringe.
c. Faringe: É um canal comum aos sistemas digestório e respiratório.
d. Traquéia: Paredes são reforçadas por anéis cartilaginosos, de forma a manter o tubo traqueal sempre aberto. Bifurca-se na sua região inferior, originando os brônquios, que penetram nos pulmões.
e.