Fisiologia
JEICE DO NASCIMENTO LIMA
A FISIOLOGIA DO EXERCICIO NO SISTEMA CIRCULATÓRIO
SALVADOR – BA
2012
JEICE DO NASCIMENTO LIMA
A FISIOLOGIA DO EXERCICIO NO SISTEMA CIRCULATÓRIO
Texto dissertativo, apresentado à Faculdade São Salvador, como proposta de atividade avaliativa parcial obrigatória, para a disciplina de Fisiologia do Exercício, ministrada pela Mariana Biscaia.
SALVADOR – BA
2012
INTRODUÇÃO
O sistema cardiovascular funciona para fornecer e manter suficiente, contínuo e variável o fluxo sanguíneo aos diversos tecidos do organismo. Segundo suas necessidades metabólicas, para desempenho das funções que devem cumprir, em face das diversas exigências funcionais a que o organismo esta sujeito. Ao desempenhar essa função ele esta organizado morfológica e funcionalmente para gerar e manter a diferença de pressão interna ao longo do circuito, para conduzir e distribuir continuamente o volume sanguíneo aos tecidos do organismo, para promover a troca de gases, nutrientes e substancias entre o compartimento vascular e as células teciduais.
DESENVOLVIMENTO
Os estudos realizados, hoje são bastante abrangentes, e envolvem desde estudos clínicos ate estudos com experimentação animal, com intuito de investigar os mecanismos pelo qual o exercício físico, influencia o sistema cardiovascular de indivíduos controle e portadores de diversas cardiopatias e distúrbios metabólicos. O exercício físico caracteriza-se por uma situação que retira o organismo de sua homeostase, pois implica no aumento instantâneo da demanda energética da musculatura exercitada e, consequentemente, do organismo como um todo. Em relação ao tipo de exercício, podemos caracterizar dois tipos principais: exercício dinâmicos ou isotônicos (há contração muscular, seguida de movimento articular ) , sendo que cada um desses exercícios implica em respostas