Fisiologia
O ciclo cardíaco é o ciclo completo de um batimento. Ocorre a contração dos átrios e depois relaxamento e enquanto os átrios se contraem os ventrículos estão relaxados e quando os átrios relaxam os ventrículos estão contraídos. Quando ocorre relaxamento é chamado de diástole e quando ocorre a contração é chamado de sístole. O ciclo ocorre nas seguintes etapas.
Primeiro ocorre geração espontânea de potencial de ação no nodo sinoatrial, pelas células marcapasso > Início da diástole, abertura das válvulas tricúspide e mitral e enchimento ventricular > Fechamento das válvulas de entrada, final da diástole > Contração ventricular, abertura das válvulas pulmonar e aórtica - sístole ventricular > Final da sístole ventricular, fechamento das válvulas pulmonar e aórtica > Reinício da diástole atrial e ventricular.
No caso clinico o animal está com tosse que é um reflexo natural do aparelho respiratório que surge como consequência de um processo irritativo. Em muitos aspectos, esse reflexo é benéfico, pois ajuda a expulsar secreção ou corpos estranhos.
Há dois tipos de tosse: a tosse seca e a tosse produtiva. É a presença ou não de muco que estabelece a diferença. Na tosse produtiva a secreção se movimenta e é eliminada; na seca, esse catarro parece não existir.
O animal apresenta insuficiência cardíaca, onde ocorre um grande volume de sangue, pressão arterial alta e hipertensão podendo levar ao aumento do átrio esquerdo. Arritmias cardíacas ou batimentos irregulares são centrados no átrio esquerdo, causando alargamento do mesmo. A fibrilação arterial pode ser causada por problemas em impulsos elétricos enviados ao coração que fazem o átrio esquerdo "tremer", reduzindo a força do bombeamento do coração e permitindo que o sangue se armazene no interior do coração. Devido o animal estar com insuficiência cardíaca, pode se observar em uma radiografia um aumento do volume no lado esquerdo do coração, já o eletrocardiograma poderá