benefícios no 3º setor para a sociedade
Palavras-Chave: benefícios, terceiro setor, organizações não governamental
O Terceiro Setor é composto de por organizações privadas sem fins lucrativos, onde atuam nas lacunas deixadas pelo setor público e privado, buscando a promoção do bem-estar social.
Ou seja, o Terceiro Setor não é nem público e nem privado, é uma lacuna institucional que abriga entidade privadas com finalidade pública, onde tal atuação é realizada através de produção de bens e prestação de serviços, com investimento próprio (privado) em áreas sociais.
Como exemplos de organizações do Terceiro Setor são as organizações não governamentais (ONGs), as cooperativas, as associações, fundações, institutos, instituições filantrópicas, entidades de assistência social e, hoje em dia, também Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIPs). Todas são entidades de interesse social, e apresentam, como característica em comum, a ausência de lucro e o atendimento de fins públicos e sociais.
As associações do Terceiro Setor têm como objetivo principal a melhoria da qualidade de vida das pessoas necessitadas. Atuam em uma diversidade e variedade de questões que afetam a sociedade na área da assistência social, da saúde, do meio ambiente , da cultura , educação , lazer , esporte , orientação vocacional, qualificação profissional, etc.
• Nas áreas da assistência social, educação e saúde, geralmente, prestam atendimento a pessoas e famílias que estão à margem do processo produtivo ou fora do mercado de trabalho.
• Trabalham na defesa e garantia dos direitos dessa população;
• São de caráter privado, mas desenvolvem um trabalho de interesse público;
• Não têm finalidade de lucro no sentido mercantil da palavra;
• Não são estatais, embora mantenham vínculos com o poder público;
• Contam com o trabalho de um corpo de voluntariado.
Diante desses benefícios comuns às instituições da sociedade civil que atuam com interesse público