Fisiologia
Prontuários “...conjunto de informações, sinais e imagens registradas, geradas a partir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e a assistência a ele prestada, de caráter legal, sigiloso e científico, utilizado para possibilitar a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.”
Finalidade:
1.Valioso para paciente, instituição e profissionais da área da Saúde
2.Para ensino, pesquisa
3.Serviços de saúde pública
4.Instrumento de defesa legal
Objetivo
Facilitar assistência ao paciente.
Promover meios de comunicação entre os profissionais de saúde.
Continuidade do atendimento .
Componentes do Prontuário
Dados de identificação do paciente
Anamnese ,Exame físico, Lista de problemas, Exames complementares,Diagnóstico: clínico, fisioterápico, enfermagem, odontológico,Prescrição, Sumário de alta, etc...
IMPORTANTE
Sempre descrever as condições do paciente antes do início do atendimento e ao final deste. Preferencialmente anotando sinais vitais e estado geral do indivíduo.
Importância da organização:
Clareza e facilidade de informações, Facilita o entendimento da história clínica e terapêutica e da evolução dos pacientes, Transparência dos procedimentos, Defesa ética profissional, Tempo e qualidade no atendimento, Facilidade em fornecer um atestado, etc.
É Direito do paciente:
Ter acesso a seu prontuário, ficha clínica ou similar. Explicações necessárias à sua compreensão, salvo quando ocasionar riscos para sua saúde ou de terceiros.
Quem pode consultá-lo?
A consulta deve ser de competência exclusiva da equipe de saúde e do paciente .Os profissionais estão sujeitos ao Segredo Profissional.
Prontuário Eletrônico (vantagens e benefícios)
Acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais
Conhecimento científico atualizado: processo de tomada de decisão, Efetividade do cuidado: melhores