Projeção cartográfica
#Elementos de um mapa * Título: Nome que indica o que o mapa está representando, contendo informações como o recorte espacial, o período de tempo e a temática em geral. * Escala: Informação de quantas vezes o terreno real(no caso a Terra ou parte dela)foi reduzido em relação ao mapa. * Legenda: É um conjunto de símbolos, cores, pontos, linhas ou áreas que descodificam o que está representado no mapa. * Rosa dos ventos: Orientação do mapa. * Fonte: Onde foi retirada a informação.
#Projeção cartográfica
A escolha de uma projeção e a conversão de uma a outra são problemas abordados pelos cartógrafos.
Uma projeção cartográfica . As projeções cartográficas são necessárias na elaboração de mapas. É possível construir uma infinidade de projeções diferentes, havendo dezenas que são empregadas na prática cartográfica. Como uma consequência do teorema egrégio, demonstrado pelo matemático alemão Carl Friedrich Gauss em 1828, toda projeção de uma esfera em um plano contém distorções, no sentido de que não pode preservar em escala todas as distâncias.
Por simplicidade, considera-se a superfície da Terra esférica, muito embora estes objetos possam ser melhor modelados como um esferóide achatado e técnicas mais avançadas possam levar esse aspecto em consideração. A palavra projeção, no contexto da cartografia, é usada no sentido de qualquer função matemática ligando a esfera ao plano.
Projeção cônica
Representa a região temperada; apresentando distorções nos pólos e nas regiões equatoriais.
Alguns exemplos de projeções cônicas: * Projeção cônica simples * Projeção conforme de Lambert * Projeção cônica múltipla
Projeção cônica é um tipo de projeção cartográfica em que a superfície da Terra é representada sobre um cone imaginário, que está em contato com a esfera em determinado paralelo.
Projeção azimutal representa as regiões polares; e distorções quando chega ao Equador..
Projeções afiláticas
Distorcem