Projeção Cartografica
O Mapa em países de língua inglesa há uma diferença entre Mapa e a Carta, o Mapa encarrega-se de apresentar a parte descoberta do planeta e a Carta encarrega-se de apresentar a parte submersa do planeta. Já no Brasil o termo Mapa quando quer se tratar de um documento cartográfico mais simples.
Existem vários tipos de mapas, dentre eles temos: mapa temático (mapa geral, mapa estatístico, mapa síntese), mapa especial e geral.
Serão apresentados exemplos e definições dos mapas citados acima.
PROJEÇÃO CARTOGRÁFICA
A projeção cartográfica é definida como um traçado sistemático de linhas numa superfície plana, destinado à representação de paralelos de latitude e meridianos de longitude da Terra ou de parte dela, sendo a base para a construção dos mapas.
CLASSIFICAÇÃO DAS PROJEÇÕES CARTOGRAFICAS
Projeção Cilíndrica: O plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Após realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa.
Projeção Cilíndrica
Projeção Cônica: O plano da projeção é um cone envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos convergem para o polo.
Projeção Cônica
Projeção Plana ou Azimutal: O plano da projeção é um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo.
Projeção Plana ou Azimutal
Existem também as projeções:
Projeção de Mercator: Conserva os ângulos verdadeiros. Muito utilizada para navegação marítima e aeronáutica.
Projeção de Peters: Projeção cilíndrica equivalente. Conserva a proporcionalidade das áreas.
Projeção de Hölzel: Apresenta contorno em elipse proporcionando uma ideia aproximada da forma esférica da Terra com achatamento dos polos.
Projeção Azimutal Equidistante Polar: O polo norte é o centro do mapa e a partir