Fisiologia Sistema renal
“O rim apresenta, no mais alto grau, o fenômeno da sensibilidade; uma capacidade de adaptação que quase nos faz acreditar que as partes que o compõem devem ser dotadas de inteligência..”
E. STARLING — 1909
Rins
Os rins são órgãos pares, localizados ao lado da coluna vertebral abaixo do diafragma e do fígado, podendo chegar um rim adulto à 160 g. Realiza o trabalho principal do sistema urinário, suas principais funções são:
Regulação da composição iônica do sangue
Manutenção da osmolaridade do sangue
Regulação do volume sanguíneo
Regulação da pressão arterial
Regulação do pH do sangue
Liberação do hormônios
Regulação do nível de glicose no sangue
Excreção de resíduos e substâncias estranhas
São cobertos pelo peritônio, e por uma massa de gordura e tecido areolar. Cada rim tem cerca de 11 cm de comprimento e seu peso varia entre 125 e 170 g. O rim direito situa-se um pouco abaixo do rim esquerdo devido ao tamanho do lobo direito do fígado. Cada rim tem duas faces (anterior e posterior); duas bordas (medial e lateral) e duas extremidades (Superior e Inferior).
Interiormente o rim é composto por duas regiões; uma interna chamada córtex e outra extera chamada medula, que são composto por néfrons (tubos ocos compostos por camada única de células). A medula consiste em estruturas cuneiformes chamadas de pirâmides renais, juntos constituem a parte funcional do rim
Em sua margem encontra-se uma fenda vertical, chamada hilo renal; onde a artéria renal entra e a veia e a pelve renal deixam o seio renal, é uma entrada para um espaço dentro do rim.
Néfrons
Cada rim humano contém ceca de 1,2 milhão de néfrons, que é formado por dois componentes: 1-Corpúsculo Renal: que é formado pela cápsula glomerular e o glomérulo. 2-Túbulo Renal: formado pelo túbulo contorcido proximal; alça do néfron; túbulo contorcido distal; túbulo coletor.
È uma unidade morfofuncional, produtora de urina do rim.
Ureter
São dois tubos, saindo um de cada