automação industrial
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
CRICIUMA - 2014
SATC-ASSOCIAÇÃO BENIFICIETE DA INDUSTRIA CARBONIFERA DE SANTA CATARINA
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Trabalho apresentado á disciplina de informática, por solicitação do professor Rafael Cardoso Cruz
CRICIUMA - 2014
AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
DEFINIÇÃO E HISTÓRIA
O termo automação vem do latim Automatus, que significa mover-se por si, a automação é a aplicação de técnicas computadorizadas ou mecânicas, que troca o trabalho braçal, insalubre ou repetitivo por robôs nas linhas de produção. Desde a pré-história, o homem já tentava mecanizar suas atividades, não é por acaso que a roda, moinhos movidos por vento e força animal foram inventados. Essas invenções demonstram as primeiras tentativas do homem de poupar esforço para realizar seu trabalho antes mesmo da automação industrial.A automação industrial começou a ganhar destaque na sociedade por volta do século XVIII, na Inglaterra. Nessa época os sistemas de produção artesanal começaram a se transformar em industrial, assim como o surgimento dos primeiros equipamentos mecânicos para auxiliar o trabalho de produção, foram desenvolvidos os primeiros dispositivos simples e semiautomáticos. Mas, somente no século XX que os sistemas se tornaram inteiramente automáticos. A necessidade de aumento na produção fez com que houvesse diversas séries de inovações tecnológicas neste sentido:
Máquinas com capacidade de produzir com maior rapidez e precisão, comparado com o trabalho feito à mão;
A utilização do vapor como fonte de energia, substituindo à energia manual e hidráulica.
No século XX, os computadores passaram a fazer parte da tecnologia da automação industrial, hoje, eles são a principal base da automação industrial.
Em 1948, John T. Parsons criou um método que usa cartões perfurados com informações controlam os movimentos de uma máquina. Este método foi apresentado para a Força Aérea, que investiu em outros