fisiologia sistema circulatorio
O coração é um órgão muscular oco, que funciona como uma bomba dupla, auto-ajustável, de sucção e pressão, cujas partes trabalham em grupo para levar o sangue em todas as partes do corpo.Dentro do coração existem quatro câmaras, sendo os átrios direito e esquerdo (que recebem o sangue) e os ventrículos direito e esquerdo (que expelem o sangue para fora do coração).
2ª Qual a importância do sistema circulatório?
É o sistema de transporte que fornece aos tecidos o oxigênio e as substancias absorvidas no sistema gastrointestinal, libera gás carbônico nos pulmões e transporta outros produtos do metabolismo até os rins, ativa a regulação da temperatura corporal e distribui os hormônios e outros agentes que regulam a função celular.
3ª O que se entende por grande circulação e pequena circulação?
A grande circulação ou circulação sistêmica começa a partir do ventrículo esquerdo, o sangue é bombeado pelas grandes artérias ( aorta, tronco braquiocefálico, subclávias e carótidas) e arteríolas até os capilares, deste deságuam através de vênulas nas veias (cavas, superior e inferior, tronco venoso braquiocefálico), e assim o sangue retorna ao átrio direito.
A pequena circulação ou circulação pulmonar começa no átrio direito, o sangue flui para o ventrículo direito, passa pelo tronco pulmonar chegando aos pulmões onde o sangue é oxigenado que passa pelos vasos dos pulmões, chegando ao coração pelas veias pulmonares no átrio esquerdo, e deste para o ventrículo esquerdo. 4ª Conceitue Cardiopatia congênita
Ocasionalmente, o coração ou seus vasos sanguíneos associados são malformados durante a vida fetal, o defeito recebe a designação de anomalia congênita. Existem três tipos básicos de anomalias congênitas do coração e de seus vasos associados: Estenose do canal do fluxo sanguíneo em algum ponto do coração ou num grande vaso intimamente associado;
Uma anormalidade que permite ao sangue refluir diretamente a partir do coração