fisiologia respiratoria
A fisioterapia pneumológica, também conhecida por fisioterapia respiratória, tem como objetivo maior a reabilitação de indivíduos com presença de doenças que acometem o sistema respiratório, desde as vias aéreas superiores até as menores porções dos pulmões. Nesta área faze-se necessário conhecer a anatomia e a fisiologia de toda a parte respiratória para que o tratamento adequado seja traçado.
2. ANATOMIA
O sistema respiratório é constituído pelos tratos superior e inferior. As vias aéreas superiores são formadas pelos órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia. As vias aéreas inferiores são formadas pelos órgãos localizados na cavidade torácica: parte inferior da traqueia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. A pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte da inferior. O intercâmbio dos gases faz-se ao nível dos pulmões, mas para atingi-los o ar deve percorrer diversas porções de um tubo irregular, que recebe o nome conjunto de vias aeríferas. As vias aeríferas podem ser divididas em:
Narinas: por onde o ar entra em seguida flui pela cavidade nasal direita e esquerda. Os pelos do interior das narinas filtram grandes partículas de poeiras que podem ser inaladas.
Cavidade nasal (septo e coanas): é subdivida em lado direito e esquerdo. Cada lado dispõe de um orifício anterior que é a narina e um posterior denominado coana. O ar é filtrado, umedecido e aquecido.
Faringe: tubo que começa nas coanas e estende-se para baixo do pescoço. Funciona como passagem de ar e alimento. Dividi-se em três regiões nasofaringe, orofaringe e laringofaringe.
Laringe: conecta a faringe com a traqueia. Atua como passagem para o ar durante a respiração.
Traqueia: continuação da laringe, penetra no tórax e termina bifurcando nos dois brônquios principais.
Os brônquios são divididos em