Religião positivista
POSITIVISMO
O positivismo é uma linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologia e da metafísica.
Os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas mais práticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
A RELIGIÃO DA HUMANIDADE
A Religião da Humanidade é o sistema religioso criado pelo francês Augusto Comte em 1854 , em que procurou estabelecer as bases de uma completa espiritualidade humana, sem elementos extra-humanos ou sobrenaturais.
É uma religião agnóstica na qual é substituído o culto ao sobrenatural pela reverência à aqueles que contribuíram para o desenvolvimento humano.
CULTO
Na Religião da Humanidade presta-se culto à "Trindade Positivista" composta pela "Humanidade" ou "Grande Ser" (entidade coletiva formada pelo conjunto de seres humanos que contribuíram para o progresso da civilização ), pelo "Grande Feitiço" (o planeta Terra com todos os elementos que o compõe.) e pelo "Grande Meio"(O Universo, os astros)".
MÁXIMAS POSITIVISTAS
“Ordem e progresso”.
“O progresso supõe a liberdade”.
“O capital é social em sua origem e deve ter destinação social”.
“A mulher deve ser posta ao abrigo das necessidades materiais para que possa se dedicar às atividades próprias do lar”.
O mundo é governado por leis imutáveis e não pela vontade de deuses”.
O Positivismo é uma religião. Mas o que isso quer dizer? No dia-a-dia, a palavra “religião” tem os sentidos 1) de “teologia” e 2) de “instituições religiosas”, ou seja, são as crenças nas divindades e/ou as organizações que promovem essas crenças.
Para nós, positivistas, a religião são também as instituições, mas não somente isso; em vez de serem apenas as teologias, a religião é