fisiologia microbiana
2- Três fatores que podem limitar o crescimento bacteriano em cultura em batelada são: ausência de nutrientes, acumulo de intermediários tóxicos e alta densidade populacional.
3- Para podermos criar uma curva de crescimento e medir a velocidade com que o organismo se multiplica, é necessário medir a densidade óptica, que é feita no espectofôtometro, que a partir da medição da concentração da amostra, mostrará a concentração de células naquela amostra naquele momento. A partir de medições seguidas de intervalos regulares, podemos obter os dados da população que nos permitirá construir o gráfico de crescimento e a velocidade.
4- Justamente pela composição do meio de cultura, o meio LB, se comparado ao MM, é muito mais rico, devido à presença de triptona e extrato de levedura, que fornecem muitos nutrientes para o crescimento da célula, o MM é muito simples e possui o mínimo de nutrientes necessário para o desenvolvimento da célula, sendo que quanto mais rico o meio, melhor será o crescimento da célula. Por isso o crescimento foi mais rápido em meio LB, justamente pela maior riqueza do meio.
5- Os níveis são: transcricional, pós- transcricional e traducional. Na aula prática, com experimentos com K.lactis nós estudamos o nível transcricional, pela ativação dos genes do metabolismo secundário na ausência de glicose e presença de lactose, e também o pós-traducional, na análise da localização da proteína transportadora de lactose em K. lactis (Lac12p).
6- A repressão catabólica envolve o impedimento da atividade de uma via pela inibição de um substrato melhor que usa outra via de degradação,