Fisiologia Humana
O sistema digestório humano é constituído por um longo tubo musculoso (o trato digestivo) associado a órgãos e glândulas que participam da digestão e oferecem ao organismo um suprimento contínuo de água, eletrólitos e nutrientes. Para que o sistema digestório ofereça esses compostos aos organismos, são necessárias algumas etapas, que incluem a movimentação do alimento por todo o trato digestivo, a secreção de sucos digestivos, a digestão do alimento, a absorção dos produtos da digestão, bem como de água e dos eletrólitos; a remoção das substâncias não absorvidas e o controle de todas essas funções pelos sistemas nervoso e hormonal.
BOCA, ESÔFAGO E FARINGE
A boca é onde se inicia o processo de digestão dos alimentos, principalmente a digestão química dos carboidratos. Nela há dentes que trituram o alimento e juntamente com a língua, envolvem os pedaços dos alimentos com a saliva, que são produzidas e secretadas pelas glândulas salivares que ficam em anexo à boca, parótidas, submaxilares e sublinguais.
A saliva possui a enzima amilase, também denominada ptialina, que digere o amido e outros polissacarídeos, como no caso do glicogênio, reduzindo-os em moléculas menores como a maltose. Essa enzima perde sua ação em pH ácido, logo sua ação é inibida ao chegar no estômago.
Após a trituração, mastigação e salivação forma-se o bolo alimentar, que é deglutido e direcionado para a faringe, na qual se contrai, levando o bolo alimentar para o esôfago. Os movimentos peristálticos levam o bolo alimentar do esôfago para o estômago.
ESTÔMAGO
No estômago, o bolo alimentar é armazenado e