Fisiologia feminina antes da gravidez e os hormônios femininos
As funções reprodutoras femininas podem ser divididas em duas fases principais: a primeira, que consiste na preparação do corpo feminino para a concepção e a gravidez, e a segunda, que inclui o período da própria gravidez.
Anatomia fisiológica dos órgãos sexuais femininos
Na metade de cada ciclo sexual mensal, é expelido apenas um óvulo no interior da cavidade abdominal. Esse óvulo segue, então, através das tubas de falópio para o útero; se for fertilizado por um espermatozóide, ocorrerá o desenvolvimento de um feto, com a placenta e membranas fetais, transformando finalmente, em recém-nascido.
Durante a vida fetal, a superfície externa do ovário é recoberta pelo epitélio germinativo. À medida que o feto feminino se desenvolve, os ovários primordiais diferenciam-se a partir desse epitélio germinativo e migram para a substância do córtex ovariano. A seguir, cada óvulo é circundado por uma camada de células fusiformes do estroma ovariano (o tecido de sustentação do ovário), que assumem características epitelóides, quando passam a ser denominadas células granulosas.
Sistema Hormonal feminino
São três hierarquias de hormônios: 1. Um hormônio de liberação hipotalâmico, o hormônio de liberação das gonadotropinas (GnRH) 2. Os hormônios sexuais da hipófise anterior, o hormônio folículo-estimulante (FSH) e o hormônio luteinizante (LH), ambos secretados em resposta ao hormônio de liberação GnRH do hipotálamo. 3. Os hormônios ovarianos, estrogênio e progesterona, que são secretados pelos ovários em resposta aos hormônios sexuais femininos da hipófise anterior.
Esses vários hormônios não são secretados em quantidades constantes durante todo ciclo sexual mensal feminino, mas em intensidades drasticamente diferentes durante as diferentes etapas do ciclo.
Hormônios Gonadotrópicos e seus efeitos sobre os ovários
As alterações ovarianas que ocorrem durante o ciclo sexual dependem totalmente dos