Fisiologia do Pensamento
BÁRBARA ISABELLA GUIMARÃES PEREIRA carolina francis assis coura
JULIANA BÁRBARA MARTINS FLAVIANO
MARIA DE LOURDES SOUZA
PENSAMENTO
IPATINGA – MG
NOVEMBRO/2013
BÁRBARA ISABELLA GUIMARÃES PEREIRA carolina francis assis coura
JULIANA BÁRBARA MARTINS FLAVIANO
MARIA DE LOURDES SOUZA
PENSAMENTO
Trabalho apresentado à professora Luciana Ulhôa da disciplina Fisiologia Humana do curso de Psicologia da Faculdade Presidente Antônio Carlos- UNIPAC.
IPATINGA-MG
NOVEMBRO/2013
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO
Se agíssemos apenas por impulso, de maneira instintiva, certamente o nosso habitat não seria a sociedade e sim uma selva, repleta de animais irracionais e dominada, literalmente, pela lei do mais forte. É precisamente a razão que possibilita ao homem ser um ser social, transformar a natureza e ser transformado por ela. É a razão que possibilita ao homem pensar e, através do pensar, controlar seus instintos e se tornar o ser das possibilidades; pensar é a essência do ser humano.
Pensar é vivenciar uma situação mentalmente, antes que ela aconteça. É gerar possibilidades para se escolher a melhor para cada situação, é a principal ferramenta no processo de adaptação e transformação do meio; é uma importante peça para a sobrevivência humana.
De acordo com o dicionário online de português, pensamento significa “s.m. Ato de pensar. Faculdade de conceber, combinar, comparar idéias. Ato particular da mente. Modo de pensar; opinião. Meditação, fantasia. Idéia, mente, espírito. Máxima, sentença.”. Pensamento é um processo cognitivo superior, que propicia ao frágil ser humano dominar até a natureza ,com toda a sua força e poder. Do pensar jorra as ações planejadas que é a chave das resoluções de problemas que abrem o mundo para a dominação humana.
A gênese do