fisiologia do exercicio
1- A- fosfato de alta energia, anaeróbio alatico
B-Glicose anaeróbica, anaeróbio lático c- Sistema oxidativo aeróbio
3) a- A ATPase é uma classe de enzimas que catalisam a decomposição do trifosfato de adenosina (ATP) em adenosina difosfato (ADP), e um íon de fosfato fica livre. b- MK é responsável pela transferência de fosfato entre dois ADP, sendo os produtos ATP e AMP. Importante na regulação do metabolismo. c- CK catalisa a conversão de creatina e consome trifosfato de adenosina (ATP) para criar fosfocreatina (PCr) e difosfato de adenosina (ADP). Importante na geração de energia para o metabolismo muscular. d- PFK é a enzima mais importante reguladora da glicólise. Catalisa a fosforização e converte futrose-6-fosfato com o gasto molecular de ATP para formar frutose-1,6-bisfosfato e ADP.
4) Cerca de 60-70% de ATP é dissipado como calor, porém, este aparente desperdício energético é fundamental para que o ser humano se caracterize como um organismo homeotérmico, ou seja, com temperatura constante, o que deixa em funcionamento 24 horas por dia, já que geralmente o funcionamento enzimático depende da temperatura corporal. Isso quer dizer quer dizer que, a maioria do ATP utilizado no metabolismo humano tem como objetivo de manter a temperatura corporal estável e não apenas garantir energia para a contração muscular.
6) a- Glicogênese: É o processo de formação do glicogênio a partir da glicose, ocorre principalmente no fígado e no músculo esquelético. A enzima responsável pela catalisação da adição dos resíduos de glicose ao glicogênio é chamada glicogênio sintase. Mas, a glicogênese depende de uma série de reações que envolve a formação de glicose-6-fosfato, glicose-1-fosfato, glicose-UDP e, finalmente, a adição da glicose à molécula de glicogênio. b- Glicogenólise: É o meio pelo qual o glicogênio é degradado em glicose. Esse processo necessita de 3 enzimas para o seu funcionamento ótimo, entretanto, a enzima principal é a