fisiologia do exercicio
Toda energia origina-se do sol e se apresenta na forma de energia luminosa. Causando por sua vez reações químicas, como: a fotossíntese que converte a luz solar em energia química armazenada. Os seres humanos obtêm essa energia através dos alimentos sendo estes plantas ou animais que também se alimentam de outras plantas criando assim uma cadeia energética. Os nutrientes que provêm dos alimentos ingeridos são fornecidos na forma de carboidratos, gorduras e proteínas. A bioenergética é um processo onde cada célula converte seus abstratos de energia através de vias químicas e essa energia pode ser utilizada pela célula e por outras células do corpo. Todas as reações químicas no corpo são coletivamente chamadas de metabolismo.
Substratos de energia
A energia é liberada quando as ligações que mantêm unidos os elementos para formar a as moléculas, ou seja, as ligações químicas se desfazem. Essas ligações são relativamente fracas e proporcionam pouca energia a serem rompidas. Os alimentos se compõem basicamente de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio no caso da proteína. Sendo assim os alimentos não são utilizados de forma direta para as operações celulares, sua energia é liberada quimicamente no interior das células e em seguida armazenadas na forma de composto energético, o trifosfato de adenosina (ATP).
Carboidratos
Em condição de repouso o carboidrato ingerido é armazenado nos músculos e no fígado na forma de um polissacarídeo mais complexo, o glicogênio. Todos os carboidratos são em última análise convertidos em açúcar simples com seis carbonos, a glicose, um monossacarídeo, que é transportado pelo sangue para todos os tecidos do corpo. As reservas de glicogênio no fígado e músculos são limitadas e podem se exaurir durante um exercício físico prolongado por isso é necessária uma dieta de reposição de fontes de açúcar.
Gorduras
As reservas corporais de energia potencial na forma de gordura são substancialmente maiores