Fisiologia Da Coagula O Anticoagula O E Fibron Lise
307 palavras
2 páginas
Fisiologia daCoagulação,
anticoagulação e fibronólise .
Coagulação
• A formação do coágulo de fibrina envolve complexas interações entre proteases plasmáticas e seus cofatores, que culminam na gênese da enzima trombina, que, por proteólise converte o fibrogênio solúvel em fibrina insolúvel.
Coagulação
Para a coagulação se ativada e necessário que haja um alesão. Três etapas:
Junção das plaquetas para forma um tampão
Formação do coagulo
Construção rápida
A iniciação da coagulação se faz mediante expressão do seu componente critico, o fator tecidual (FT), e sua exposição ao espaço intravascular. .
Vale mencionar que se refere ao sistema de coagulação, a utilização dos termos intrínseco e extrínseco pode ser ainda mais útil na interpretação de dois exames laboratoriais na avaliação da hemostasia: o TP/INR e o TTPA, que são particular na importância no diagnostico de anormalidades hemostáticas e na monitorização de terapêutica anticoagulante.
O conjunto de reações envolvidas na coagulação do sangue, com ênfase para as etapas sequenciais em zimogênios de serinoproteases são transformados em enzimas proteolíticas.
Mecanismos Reguladores da Coagulação Sanguínea
.
As reações bioquímicas da coagulação do sangue devem ser estritamente reguladas, de modo a evitar ativação excessiva do sistema, formação inadequada de fibrina e oclusão vascular. A atividade de proteases operantes na ativação é regulada por numerosas proteínas inibitórias, que atuam como anticoagulantes naturais
.
.
Em condições fisiológicas (ausência de lesão vascular) há predomínio dos mecanismos anticoagulantes sobre os procoagulantes, mantendo-se , desta forma, a fluidez do sangue e preservando-se a patência vascular.
.
Sistema
Plasminogênio/Plasmina
(Siastema Fibrinolítico)
.
Fibrinólise pode ser definida como a degradação da fibrina, mediada pela plasmina. O sistema fibrinolítico ou sistema plaminogênio/plasmina é composto por diversas proteínas
(proteases séricas e inibidores),