Fisiologia 1
Educação Física Bacharelado
HOMEOSTASIA
Euripedes Barsanulfo G. Gomide
Centro Universitário Claretiano
BATATAIS
2015
Introdução
Homeostasia é o processo existente em alguns organismos vivos para manter o equilíbrio dos componentes fisiológicos e metabólicos por meio de algumas
“ferramentas” de equilíbrio.
Para considerar um organismo em homeostase alguns requisitos deveram ser preenchidos, e todo o sistema que compõe o metabolismo de ser vivo devera estar realizando suas tarefas adequadamente de forma que as substâncias químicas estejam em quantidade certa, à pressão e temperatura com intensidade apropriada.
Desenvolvimento
Em geral podemos dizer que homeostasia é o estado de equilíbrio quase constante fora das células, ou seja, no meio interno.
Sistema Respiratório: Controla as concentrações de oxigênio e de gás carbônico no meio interno.
Sistema Digestório: Quebra os alimentos em partículas menores, para melhor digestão. Sistema Nervoso: Controla todas as atividades do corpo, ate o simples fato de piscar os olhos.
Sistema Circulatório: Transportação de nutrientes, onde ocorre à entrada do oxigênio e a saída do gás carbônico.
Sistema Renal: Regulação do líquido extracelular do corpo.
Sistema Reprodutor: Formação de novos seres.
Sistema Endócrino: Auxilia na maior parte das funções metabólicas do corpo.
Aumentando ou diminuindo a intensidade das reações químicas do organismo.
Sistema Músculo Esquelético: Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos e buscam alimentos para sua sobrevivência.
Sistema Sensorial: Composto pelos sentidos que compreendem o sistema de percepção do nosso corpo com o meio externo.
Conclusão
Os sistemas que compõe o organismo do ser vivo (respiratório, circulatório, digestório, reprodutor entre outros) deve realizar de forma adequada das tarefas destinadas a cada um deles, para não atrapalhar no processo de