fisio cardio
1) Resposta: d - intoxicação por CO2
A diminuição da tensão de O2 produz um estado acidótico denominado acidose respiratória. A hipoxia ocorre quando os tecidos não recebem ou não podem utilizar o O2 em quantidade suficiente para suas atividades metabólicas normais. Ocorre a hiperventilação pela estimulação do dos quimiorreceptores periféricos que mandam sinais aferentes para o centro respiratório no bulbo aumentando a inspiração e assim trocando o ar nos alvéolos e permitindo um aumento da P02 permitindo e uma melhor diferença entre as pressões e com isso uma melhor troca gasosa
2) Resposta:
3) Resposta:
A apnéia voluntária por 60 segundos é uma interropção da ventilação durante dois segundos irá causar um aumento na tensão de CO2 nos alvéolos e diminuição da tensão de O2. Uma vez que a respiração em nível celular continua ocorrendo enquanto houver oferta de oxigênio suficiente nos pulmões, mesmo sem o contato com o ar atmosférico, e que o CO2 é o produto metabólico da respiração celular, sua concentração no sangue aumente, conseguentemente, sua tensão alveolar também irá aumentar. Os seres humanos, em média, suportam cerca de 2 minutos em apnéia.
4) Resposta: a - redução da PO2 alveolar
É muito importante que o sangue flua apenas pelas regiões que estão sendo adequadamente areadas, e que não ocorra fluxo naquelas onde não está havendo essa areação. Portanto, sempre que os brônquios para determinada área pulmonar ficam obstruídos, o oxigênio alveolar é rapidamente utilizado e os vasos contraem, o que força o sangue a fluir para as áreas do pulmão que estejam sendo areadas corretamente.
5. O coeficiente de difusão de um gás no sangue depende da sua solubilidade e seu peso molecular. O oxigênio, por ser uma molécula de menor tamanho e peso, apresenta uma maior facilidade de difusão no sangue, porém por ser um gás pouco solúvel, seu coeficiente de difusão é menor do que o do CO2.
6. A regulação da ventilação é feita,