fisico
Discriminar significa fazer distinção. Existem vários tipos de discriminação, o mais comum, relaciona-se com a discriminação sociológica: Social, racial, religiosa, sexual, por idade ou nacionalidade, orientação sexual, condição social, deficiência que leva até a exclusão social.
Preconceito é um pré-conceito, uma opinião que se emite antecipadamente, sem conter informação suficiente para poder emitir um verdadeiro julgamento, fundamentado e racionado. São opiniões individuais. Em geral, nascem da repetição irreflectida de pré-julgametos que já ouvimos antes mais de uma vez e que nos faz criar um estereótipo.
Os dois estão ligados, o preconceito pode levar a discriminação, à marginalização e violência, podendo ser motivada pelo medo.
Um exemplo claro de discriminação religiosa, são os conflitos no Oriente Médio. A luta entre judeus e islâmicos, que não é uma luta recente, vem desde passagens bíblicas a disputa entre posses de terras. A discriminação de pessoas de outra orientação sexual, muitos homossexuais e bissexuais são agredidos moral e até fisicamente só por serem “diferentes”. É uma triste realidade, várias pessoas escondem sua orientação sexual para evitarem situações difíceis ou até constrangedoras no cotidiano, trabalho ou na rua.
A discriminação ou preconceito por condição social ou econômica é muito atual e passiva diariamente. Na rua se uma pessoa vier mal vestida, suja ou até mesmo com um mau cheiro (pela suas necessidades pessoais), a grande maioria das pessoas não dará a informação ou até mesmo irão ignorar o sujeito pelo simples fato de estar com uma aparência muito boa.
O racismo é um dos mais antigos e um dos que mais afeta o meio social, levando até mesmo a viverem em condições miseráveis.
O racismo da importância à distinção raças humanas, considerando que existem raças superiores a outra. É o conjunto de opiniões pré-concebidas que valorizam as diferenças biológicas. Esta crença, em raças superiores, é