Fisico Quimico Metalurgica
1 Compare e contraste: resistência, ductilidade e tenacidade.
Resistência é maxiama energia de deformação que uma barra pode absorver sem sofrer deformações permanentes;
Tenacidade é a capacidade de o material absorver energia devido à deformação ate à ruptura é uma propriedade desejável para casos de peças sujeitas a choques e impactos como engrenagens e correntes, por exemplo; ductilidade é a característica que nos mostra que quanto mais dúctil o material maior sua deformação de ruptura isso significa que um material mais dúctil pode ser trefilado com mais facilidade.
2 Porque o limite de escoamento é comumente definido para 0,2% de deformação permanente?
O escoamento é caracterizado por uma deformação permanentemente (plástica) que aumenta sem que haja um aumento progressivo da carga (durante o escoamento a carga oscila entre valores muito próximos uns dos outros). Para materiais que não apresentam nitidamente um escoamento, define-se o limite de escoamento (σn) como a tensão corresponde a n de deformação permanente. Diversos materiais não apresentam, e mesmo nas ligas que isso ocorre não pode ser observado, na maioria dos casos porque acontece muito rápido e não possível detectá-lo. Por essas razões, foram convencionados alguns valores para determinar esse limite. O valor convencionado (n) corresponde a um valor percentual: n= 0,2% para metais e ligas metálicas em geral; n=0,1% para aços ou ligas ferrosas ou mais duras; n=0,01 para aços mola.
3 Os termos “limite elástico e limite de escoamento” são às vezes usados como sinônimos. Por que razão isto não é sempre rigorosamente válido?
O limite elástico é a tensão máxima que um material elástico pode suportar sem sofrer deformações permanentes. O que significa que se quando a carga aplicada é aliviada a peça retorna a sua forma original. Se por acaso aplicar uma carga superior a este limite a peça entra na em deformação permanente e não