Gestão da Internacionalização
CAMPUS LÍBANO – BELO HORIZONTE
agnaldo silva pereira
Anna Carolina CARVALHO erica Ribas
Jéssica Cesário
MARIA APARECIDA FREITAS mariana rodrigues wemerson da silva
TRABALHO DE GESTÃO DA INTERNACIONALIZAÇÃO
Belo Horizonte – MG
2014
1. DEFINA A GESTÃO INTERNACIONAL
São as técnicas utilizadas na relação de compra e venda de produtos e serviços com empresas do exterior ou órgãos governamentais de outros países. O profissional dessa área analisa as tendências do mercado, identifica as necessidades da empresa em que trabalha e também de seus clientes ou fornecedores no exterior, elabora estratégias de negócios e marketing que visam à lucratividade do negócio e define os meios de transporte mais favoráveis para a transação. Com conhecimentos de direito internacional, pode exercer a função de despachante aduaneiro, atuando no controle de importação ou exportação de bens ou mercadorias. Seu campo de trabalho também envolve atividades em instituições financeiras, entidades governamentais, departamentos de desenvolvimento econômico, empresas de câmbio, de seguro e de transporte.
2. POR QUE O BRASIL TEM UM PAPEL FUNDAMENTAL NO CONTEXTO DOS NEGÓCIOS INTERNACIONAIS?
O Brasil, com capacidade limitada de poder e de influência, tem atribuído considerável importância às organizações internacionais. Esta tendência tem se acentuado sobretudo nos anos 90, com o país criticando as assimetrias de poder vigentes, os protecionismos, e reivindicando melhores condições de participação no comércio internacional, solicitando investimentos e transferências de tecnologia. São estas as posturas adotadas pelo país quando participa nas instâncias multilaterais ou em encontros como a Reunião de Cúpula América Latina - Caribe - União Europeia, realizada em junho de 1999 no Rio de Janeiro.
A atuação em foros diversos converteu-se em uma das tendências marcantes da política externa brasileira nos anos 90. Na realidade, o Brasil sempre privilegiou as