fisico quimica
Curso de Farmácia
VELOCIDADE DAS REAÇÕES
Fernando Alexandre Ferreira
Samanta Miranda
Alfenas - 2013
UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELLANO
Curso de Farmácia
VELOCIDADE DAS REAÇÕES
Relatório apresentado a Universidade José do Rosário Vellano, como parte das exigências do Curso de Farmácia para avaliação da disciplina Físico – Química, ministrado pelo Professor André Luiz Machado Vianna
Alfenas – 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
Alguns fatores podem aumentar ou diminuir a velocidade de uma reação química. São eles:
Temperatura
Superfície de contato
Pressão
Concentração
Presença de luz
Catalisador
Inibidores
Temperatura
A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas. Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e em consequência, aumenta o número de colisões efetivas e portanto a velocidade da reação também aumenta.
Superfície de Contato
A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.
Pressão
Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e desta forma aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colisões e, portanto, aumenta a velocidade da reação.
Concentração
Concentração está relacionada à quantidade de soluto e de solvente de uma substância. Se aumenta a concentração de reagentes, aumenta o número de moléculas dos reagentes, aumentando o